sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019






Em Portugal:  Época Medieval – 1100 a 1400

 Trovadorismo – 1189/1198 -  Predomínio da poesia. Cantigas de Amor/ Amigo/ Escárnio/ Maldizer  -                                Cantiga de amigo:   TEXTO - CANTAR DE AMIGO
À beira do rio fui dançar... Dançando    Me estava entretendo,                  Muito a sós Comigo,         Quando na outra margem, como se escondendo              Para que eu não visse que me estava olhando,                    Por entre os salgueiros vi o meu amigo.
Vi o meu amigo cujos olhos tristes        Certo se alegravam                   De me ver dançar,
Fui largando as roupas que me embaraçavam,  Fui soltando as tranças... Olhos que me vistes,   Doces olhos tristes, não no ireis contar!
Que o amor é lume bem eu sei... que logo     Que vi meu amigo            Por entre os salgueiros,    Melhor eu dançava, já não só comigo,   Toda num quebranto, ao mesmo tempo em fogo,    Melhor eu movia mãos e pés ligeiros.

Época Clássica -  1500 -  séc. XVI –
Humanismo e Classicismo exalta o antropocentrismo, a razão. Predomínio da prosa. Destaques: Criação do teatro português por Gil Vicente. Grande obra os Lusíadas de Camões.
As armas e os barões assinalados                   Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados    Passaram ainda além da Taprobana
E em perigos e guerras esforçados                  Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram                     Novo Reino, que tanto sublimaram;  

E também as memórias gloriosas                    Daqueles Reis que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas   De África e de Ásia andaram devastando,
E aqueles que por obras valerosas                  Se vão da lei da Morte libertando:
Cantando espalharei por toda parte,               Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

  
No Brasil:   Quinhentismo –  séc. XVI - anos 1500 a 1601
– literatura informativa  com Pero Vaz de Caminha. Literatura Jesuítica com José de Anchieta e Padre Manoel da Nóbrega. - uma literatura ligada ao Brasil, mas que denota as ambições e as intenções do homem europeu.
  Carta a El-Rei dom Manuel sobre o achamento do Brasil
Senhor, posto que o capitão-mor desta vossa frota e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra, que se ora nesta navegação achou, não deixarei também de dar disso minha conta.(...)
E assim seguimos nosso caminho por este mar, de longo até terça-feira d’oitavas de Páscoa, que foram 21 dias d’Abril, que topamos alguns sinais de terra.(...) E á quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves, a que chamam fura-buxos. E neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d’um grande monte, mui alto e redondo, e d’outras serras mais baixas a sul dele e de terra chã co grandes arvoredos, ao qual monte alto o capitão pôs n nome o Monte Pascoal e á terra a Terra de Vera Cruz. (...)
E dali houvemos vista d’homens, que andavam pela praia, de 7 ou 8, segundo os navios pequenos disseram, por chegarem primeiro. (...) a feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.(...) ali andavam entre  eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos, pelas espáduas; e suas vergonhas tão latas e tão çaradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha. (...)
E uma daquelas moças era toda tinta, de fundo a cima, daquela tintura, a qual, certo, era tão bem feita e tão redonda e sua vergonha, que ela não tinha, tão graciosa, que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feições, fizer vergonha, por não terem a sua como ela. (...)

Barroco

 -  Século XVII a séc. XVIII – anos 1601 a 1768 – conflito teocentrismo e antropocentrismo. Exagero, conflitos e desequilíbrios.. Destaque: Gregório de Matos Guerra

A Cristo S.N. Crucificado estando o poeta na última hora de sua vida
Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,               Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer                            Animoso, constante, firme e inteiro:

Neste lance, por ser o derradeiro,                                    Pois vejo a minha vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se ver                            A brandura de um Pai, manso Cordeiro


Arcadismo

 Século XVIII -  1768 a 1836 – bucolismo, objetividade, crítica aos grandes centros.
Quem deixa o trato pastoril amado           Pela ingrata, civil correspondência,
Ou desconhece o rosto da violência,        Ou do retiro a paz não tem provado.

Que bem é ver nos campos transladado  No gênio do pastor, o da inocência!
E que mal é no trato, e na aparência.                   Ver sempre o cortesão dissimulado!


ATIVIDADE
1 – É característica do Trovadorismo, exceto:
A – (    ) Sociedade feudal dividida entre clero, nobres e trabalhadores.
B – (    ) Primeiras manifestações literárias em forma de poesia.    
C – (    ) Período histórico do séc. :XII ao séc. XV.
D – (    ) Teocentrismo:  Deus como centro do universo.
E – (    ) Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal

2  – São características do Classicismo, exceto:
A – (    ) Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia.
B – (    ) Influência do Renascimento.
C – (    ) Sentimentalismo. Busca do equilíbrio pelo sentimento.
D – (    ) Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal.
E – (    ) Grande representante português: Luís Vaz de Camões.

3 - Soneto

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É andar solitário por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealmente.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?


Este soneto, um dos mais perfeitos que foram produzidos em Língua Portuguesa, pertence ao estilo de época que exalta o antropocentrismo, relacionado   as Renascimento, portanto criado no século:
a  a)    XV.               b)    XVI.                    c)     XVII.                   d)    XVIII.                  e)     XIX.

4 -  Indique o nome do autor desse soneto:
a   a)    Bocage.                  b)    Camilo Pessanha.                  c)     Camões.           d)    Gil Vicente.


5 5 -  Qual a figura de linguagem predominante no soneto? Explique

6 6 – O que significa : A – Os Lusídas             B – antropocentrismo  C – Teocentrismo


- Carta a El-Rei dom Manuel sobre o achamento do Brasil   -  fragmento –

Senhor, posto que o capitão-mor desta vossa frota e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra, que se ora nesta navegação achou, não deixarei também de dar disso minha conta.(...)       E assim seguimos nosso caminho por este mar, de longo até terça-feira d’oitavas de Páscoa, que foram 21 dias d’Abril, que topamos alguns sinais de terra.(...)

7 - O texto acima caracteriza o estilo:    A – (    ) Trovadorismo          B – (    ) Classicismo                                                                   C – (    ) Quinhentismo            D – (    ) Barroco                             Justifique:


8- Sobre o Quinhentismo no Brasil é INCORRETO afirmar que:

A – (    ) A literatura produzida até o final do séc. XVII  é chamada de manifestações literárias.
B – (    ) A Carta do escrivão tem seu significado, principalmente,  pelo valor histórico.
C – (    ) A Literatura de catequese foi desenvolvida por Gregório de Matos Guerra.
D – (    ) a Literatura de Informação consiste no primeiro texto escrito sobre dados do País.
E – (    ) Padre Manuel da Nóbrega fez parte da fundação do Colégio de São Paulo.

9 – Cite os  principais representantes: A – Literatura informativa    B – Literatura Jesuítica


10 - Texto:  A Jesus Cristo Nosso Senhor

Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
  Da vossa alta clemência me despido;
Porque, quanto mais tenho delinqüido,
Vós tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na Sacra História,
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
Gregório de Matos Guerra


O texto acima pertence ao  estilo literário?   A – (    ) Trovadorismo
 B – (    ) lassicismo       C – (    ) Quinhentismo                                    D – (    ) Barroco              Justifique


11 – Quem foi Gregório de Matos Guerra?


12 – Cite características do estilo Barroco.



13 - Texto:   Lira 77

Eu, Marília, não fui nenhum vaqueiro
Fui honrado pastor da tua aldeia;
Vestia finas lãs e tinha sempre
A minha choça do preciso cheia.
Tiraram-me o casal e o manso gado,
Nem tenho a que me encoste um só cajado.

Para ter que te dar, é que eu queria
De mor rebanho ainda ser o dono;
Prezava o teu semblante, os teus cabelos
Ainda muito mais que um grande trono.
Agora que te oferte já não vejo,
                   Além de um puro amor, de um são desejo.                               Tomás Antônio Gonzaga


 O texto é fragmento de que período literário brasileiro? Justifique:


14 - São características do Arcadismo, exceto:   A – (    ) Predomínio da razão
B – (    ) Objetivismo         C – (    ) Maior liberdade formal    D – (    ) Busca de equilíbrio. 



                  
15 - Texto:                      Pastores, que levais ao monte o gado,
                   Vêde lá como andais por essa serra;
                    Que para dar contágio a toda a terra,
                    Basta ver se o meu rosto magoado:

                   Eu ando (vós me vêdes) tão pesado; 
                   E a pastora infiel, que me faz guerra,
                  É a mesma, que em seu semblante encerra 
                  A causa de um martírio tão cansado.   (...)           
Cláudio Manuel da Costa



16 - Apresente  características do Arcadismo  no texto acima.


17 - Considere as afirmativas abaixo, referentes ao Arcadismo brasileiro:

I – A natureza adquire um sentido de simplicidade, verdade e harmonia.
II – A vinculação ao mundo natural se dá através  de uma poesia de caráter pastoril.
III- Defende-se a imitação da simplicidade dos autores clássicos.
IV – Há uma forte ligação com a Inconfidência Mineira..
V – Os poetas enfatizam a subjetividade, expressam  seus textos sentimentos intensos.

Esta correto o que se afirma em:
A – (     ) I e II apenas.                     B – (     ) I, III, IV e V, apenas.
C- (     ) II e V, apenas.                    D – (     ) Todas as alternativas



18 – Comente sobre os dois grandes representantes do Arcadismo Brasileiro.


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